Forum Replies Created

Viewing 1 post (of 1 total)
  • Author
    Posts
  • in reply to: Tarefa 1 #13627
    Rui
    Participant

    (Penso que será mais fácil de gerir se houver apenas uma thread por cada pergunta, ou seja, respondermos todos no encadeamento)

    As plantas são, como nós, uma forma de vida que habita este planeta. Conseguem usar a energia da luz para transformar os elementos do ar e da água em matéria orgânica, sendo a base da alimentação da vida animal, à qual pertencemos.
    Não têm a faculdade do movimento, pelo que oferecem a sua beleza e a sua vida ao resto dos seres vivos

    Das plantas podem ser extraídos compostos químicos muito variados, de acordo com as suas especificidades. Ácidos orgânicos, óleos essenciais, terpenos, flavonóides, vitaminas e alcalóides, entre outros. Esses compostos têm variadíssimos efeitos no nosso metabolismo e podem ser usados para fins medicinais.

    Na alimentação podemos usar essas propriedades para reforçarmos o nosso equilíbrio. Por exemplo, no inrveno o refogado com gengibre torna a comida mais quente. A pimenta e curcuma também podem ser utilizadas na base de muitos pratos com efeito antiinflamatório que nos beneficia. O azeite tem compostos com efeito antioxidante e sendo uma gordura que forma HDL ajuda a evitar depoisção de LDL nas artérias. As fibras resistentes que existem em inúmeros vegetais são um ingrediente essencial para uma flora intestinal saudável, que é um ponto chave do nosso sistema imunitário com efeito até no sistema nervoso. A forma como escolhemos e preparamos cereais, verduras, hortaliças, frutas e frutos secos é a forma mais importante, porque continuada, de mantermos o nosso equilíbrio.

    A minha mezinha preferida é mastigar um pouco de gengibre após as refeições. É bacteriano, aquece, é digestivo e a acção física ajuda a limpar os dentes.

Viewing 1 post (of 1 total)