Forum Replies Created

Viewing 1 post (of 1 total)
  • Author
    Posts
  • in reply to: Tarefa 1 #33698
    Maria João Leal
    Participant

    As plantas servem para nos ajudar a prevenir e curar desequilibrios e até mesmo doenças pois os medicamentos provêm da extracção dos princípios activos das plantas. Também são um forte contributo para uma refeição apaladada.
    Uso-as frequentemente nos cozinhados – para tempero de carnes e peixes uso salvia, alecrim, pimenta, louro, pri-piri, sementes de mostarda, oregãos entre outros. Também fazem parte da minha alimentação, como em sopas e acompanhamentos, essencialmente feijão, couves, cenoura abóbora, e adoro o “toque” dos coentros. Não sei cozinhar sem cebola nem alho. Também uso como insenso caseiro o alecrim e o louro. Nos roupeiros, o cravinho para afastar as traças e saquinhos de alfazema para dar bom cheiro. Por vezes, também bebo infusões de lúcia-lima, salvia, etc. Quando tenho tempo faço alguns licores de várias frutas da horta como por exemplo de uva. Seco ameixas ou figos para comer no Natal. Por vezes também alegro a casa com um boquê de plantas que apanho na horta.
    Em relação a mesinhas, lembro-me perfeitamente da minha avó materna todas as noites antes de se deitar, massajar os joelhos com um mistura que fazia de alcool, cânfora e alhos. A minha mãe fazia-me xarope de cenoura com açucar mascavado que deixava a macerar dum dia para o outro e era óptimo para a tosse.

Viewing 1 post (of 1 total)