Viewing 5 posts - 1 through 5 (of 5 total)
  • Author
    Posts
  • #13692
    Luís Pedro
    Participant

    1 – As plantas têm várias utilidades na nossa vida, como na alimentação, na fabricação de medicamentos, perfumes, preservação do meio ambiente…
    2 – Utilizo-as como condimentos de vários pratos e sobretudo para fazer infusões e também inalações especialmente no inverno.
    3 – Recordo-me da minha mãe usar uma planta comumente chamada “Chorão” (Carpobrotus edulis) e usava as folhas descacadas para curar “impingem” (tínea) na pele. Também se usava a Arruda (Ruta graveolens) para fazer lavagens para vários problemas dermatológicos.

    #13694

    O chorão a que te referes é aquele de folhas carnudas e flores rosa?

    #13704
    raquel.fmarques
    Moderator

    O chorão tem propriedades maravilhosas mesmo Luis.

    #13705
    Luís Pedro
    Participant

    Bom dia Alexandra. Exacto. É chamado de “Chorão-das-praias”. Os ‘chorões’ tem folhas carnudas, fazendo lembrar as suculentas. Dão flores rosa, amarelas e um roxo brilhante! Muito lindo, porque espalham-se pelas dunas de areia, criando um tapete de variadas cores. Infelizmente, é considerada uma planta invasora e existem muitas associações a removê-los. Mas em alguns jardins de urbanizações estes são semeados porque ficam ali contidos. Eu por acaso trouxe uma poda e coloquei num vaso que tenho na varanda.

    #13736
    raquel.fmarques
    Moderator

    Exacto, tem propriedades antisépticas,de cicatrização e ligeiramente adstringentes. Utilizado para feridas, eczema, problemas de pele e diarreia por calor no estômago e calor tóxico na pele.
    Parecido ao aloe vera mas este último mais purgativo.
    Não vamos falar do chorão de forma individualizada mas depois poderão explorar mais sobre ele.
    Já houve muita destruição do chorão, hoje já se começa a alertar para os seus beneficios mas ainda na vertente paisagistica e de urbanização principalmente para conter o movimento das dunas.
    Quem sabe o Luis consiga recuperar e divulgar o seu uso e beneficio medicinal:)

Viewing 5 posts - 1 through 5 (of 5 total)
  • You must be logged in to reply to this topic.