Viewing 1 post (of 1 total)
  • Author
    Posts
  • #13804
    Ana Cid
    Participant

    As plantas são fundamentais para a nossa sobrevivência. Enquanto alimento, aliadas medicinais, produtoras de oxigénio ou simplesmente belas e puras na natureza para regalo do nosso olhar.Não esquecendo que são também fonte de matéria prima.

    Têm por isso inúmeros aplicações, mas honestamente para mim falar em plantas é falar em beleza, remete-me também para as mezinhas, para o aconchego dos chás e infusões.

    Lembro-me que em nossa casa sempre havia uma planta e mezinha para qualquer coisa – São Roberto e a “dolce lima” como a minha avó lhe chamava, quando ficava mal disposta. Camomila, quando os nervos atacava. Mel e limão para as constipações.
    O xarope de cenoura e açúcar amarelo, que tantas vezes repliquei cá em casa para dar ao meu filho…as folhas de couve que se aplicavam não sei onde para a febre…também me lembro que na casa da minha ama se faziam defumações com eucalipto e de o andar a apanhar – ela dizia que fazia bem aos pulmões mas eu desconfiava que aquilo era mais relacionado com o afastar de outros males e energias 
    Lembro-me também de conversas com avós e outros familiares que tenho pena não ter fixado, onde se falava de plantas onde se apanhavam e que usavam assim e assado para curar feridas por exemplo.

    Utilizo as plantas para alimentação, infusões e menos a nível ornamental. A minha casa tem características que não permitem que as plantas cresçam e se desenvolvam bem (ou sou eu que não sei cuidar delas). Uso infusões e não vou a lado nenhum sem as levar atrás, nomeadamente a hortelã-pimenta. Há anos que as infusões fazem parte da minha vida e vejo as plantas como um excelente aliado à prevenção e apoio na cura de doenças.

Viewing 1 post (of 1 total)
  • You must be logged in to reply to this topic.