Viewing 3 posts - 1 through 3 (of 3 total)
  • Author
    Posts
  • #56470
    Rita Gonçalves
    Participant

    1.Para que servem as plantas?
    As plantas, devido à sua multiplicidade de características, são utilizadas em diversas áreas nomeadamente na confecção gastronómica, na cosmética e na prevenção e tratamento de patologias.\

    2. Onde as utilizo?
    Utilizo ervas aromáticas como os oregãos, o tomilho, a salva e a salsa na confecção de alimentos e também utilizo folhas de eucalipto no banho para alívio da expectoração.

    3. Lembro-me se havia alguma mezinha feita pelos avós e para que servia?
    Lembro-me que a minha avó fazia tisanas de folhas de oliveira para tratar a sua hipertensão arterial.

    #56473

    1.Para que servem as plantas?
    As plantas, esse ser vivo maravilhoso e sagrado que nos acompanha em praticamente tudo na nossa vida. É utilizado na alimentação, para nos aquecer, para a cosmética, para a prevenção e combate da doença, promoção da saúde, e é uma das suas funções fundamentais que nos permite viver, respirar.
    2. Onde as utilizo?
    Utilizo-as na alimentação – diferentes ervas aromáticas, uso para fazer óleos essenciais, diferentes infusões, uso no banho, queimo-as em casa, preparo esfoliantes caseiros com alfazema ou com gengibre ou canela por exemplo.
    3. Lembro-me se havia alguma mezinha feita pelos avós e para que servia?
    A minha mãe cuidava dos meus pulmões, muitas vezes doentes, através de vapores de eucalipto.

    #56481
    pfialho02
    Participant

    1.Para que servem as plantas?
    Basicamente as plantas servem para sustentarem a vida dos seres vivos neste planeta. Desde a sombra, alimentação formação de oxigénio, etc, elas são responsáveis, desde sempre, por dar suporte à vida na terra. Mas claramente que a resposta mais esperada é de afirmar que as plantas medicinais promovem o bem estar e a saúde do ser humano.

    2. Onde as utilizo?
    Sou fã de as utilizar na gastronomia, decoração através dos meus jardins ( promovendo a saúde mental ) e como suplemento alimentar ( promovendo a saúde física ).

    3. Lembro-me se havia alguma mezinha feita pelos avós e para que servia?
    Sim, por acaso recordo-me.
    Quando tinha as vias respiratórias afetadas a minha mãe utilizava o eucalipto no quarto para ajudar a respirar.
    A minha avó utilizava muito a infusão de barbas de milho para os problemas urinários.
    Eu próprio utilizo à mais de 15 anos uma tintura alcoolica, feita por mim, à base de Equinacea para evitar e ajudar a curar nas constipações anuais. Posso afirmar que durante estes anos todos não tive uma constipação séria !

Viewing 3 posts - 1 through 3 (of 3 total)
  • You must be logged in to reply to this topic.