Viewing 2 posts - 1 through 2 (of 2 total)
  • Author
    Posts
  • #25065
    Sandra Ferreira
    Participant

    PLANTAS OCIDENTAIS
    TAREFA 1
    AS PLANTAS
    1. Para que servem?
    Desde a origem dos tempos que as plantas são absolutamente vitais para o Homem e para o equilíbrio do planeta Terra. As plantas têm uma infinita diversidade de aplicações. São utilizadas para construção de casas, barcos, utensílios diversos, móveis, bem como para a alimentação, para cuidados de beleza, de saúde tanto na prevenção como no tratamento de doenças. O homem tem utilizado e estudado, aprofundadamente, as plantas e tem conseguido aproveitar as suas propriedades medicinais de forma a prevenir e tratar doenças, sejam elas físicas ou metais.

    2. Onde as utilizo?
    Eu utilizo-as praticamente em tudo o que faço no meu dia-a-dia, mas fundamentalmente, na alimentação.
    3. Lembro-me de alguma mesinha feita pelos avós e para que servia
    Apesar de não ter tido o privilégio de ter conhecido a minha bisavó materna, Maria que nasceu em 1889 e que morreu em 1973, sei através da minha Mãe, algumas das suas mesinhas que costumava preparar para tratar a sua família, os seus vizinhos, os seus amigos e muitas vezes para tratar desconhecidos que a ela recorriam à procura de alivio das suas dores e doenças, então escolhi estas 3:
    a) Preparava Infusão de pulitária (Nome popular da planta medicinal de nome parietária) e que ela utilizar para tratar a diarreia,
    b) Preparava chá de folhas de oliveira para tratar de doenças relacionadas com o coração
    c) Também costumava preparar um emplastro que consistia no seguinte: pegava numa folha de couve galega e colocava-a na brasa até ela ficar murcha e posteriormente, batia-a entre as mãos, untava a folha já preparada com azeite puro e aplicava sobre frúnculos, era uma forma absolutamente eficaz de curar este tipo de infeções cutâneas.

    #25373
    Dulce Canivari
    Participant

    Olá
    Apesar de na videoconferência de 10 de Abril já ter falado um pouco sobre as plantas, respondo na mesma.
    As plantas para mim são uma maravilha da Natureza que nos permite tratar mas acima de tudo prevenir doenças, usadas na alimentação servem de medicamentos naturais logo ajudam nos a viver melhor e a aumentar o tempo de vida com qualidade.
    As plantas também são indispensáveis para o ciclo do oxigénio.
    Eu pessoalmente uso as plantas em chás e na alimentação.
    Uso os óleos essenciais para prevenção e tratamento de algumas situações.
    Em relação a mesinhas de família infelizmente não sei grande coisa porque se perderam na geração anterior mas sei que o meu avô usava o azeite morno em massagens para curar o bucho virado.

Viewing 2 posts - 1 through 2 (of 2 total)
  • You must be logged in to reply to this topic.