#13681
Nadia Santos
Participant

1. As plantas são uma fonte de oxigénio, alimentação/tempero, são fonte de fibras para produzir vestuário ou tintas para tingir, podem ser utilizadas como medicamento e uma forma de cura assim como um meio de cura energética.
2. Utilizo na culinária para temperar e dar sabor, em infusões, cataplasmas, escalda-pés e tratamentos de corpo e rosto, melitos, oleolitos, tinturas, sprays para limpeza energética de ambiente ou em banhos também de limpeza energética, etc.
3. Uma das mezinhas mais utilizadas era o xarope de cenoura para as tosses e constipações, assim como os dentes de alho estrugidos em azeite e aplicados em movimentos circulares no abdómen em casos de gastroentrites, diarreias, «viroses» ou uma simples dor de barriga , em seguida colocava-se uma fralda ou toalha a apertar e deixava-se atuar, recordo-me também da utilização da «planta do betadine» para queimar verrugas, da infusão de barba de milho para dores menstruais ou infecções urinárias e da infusão de salsa também para as infecções urinárias, assim como a infusão das folhas de silva (apenas as mais jovens e pequeninas) para casos graves de diarreias.