Assinale a alternativa que apresenta as informações corretas sobre as partes da flor e as suas funções.
Questão 2 of 30
2. Question
2) A figura ilustra a morfologia de uma flor hermafrodita.
Dadas as seguintes afirmações:
I. O gineceu é formado pelas estruturas 3 e 4.
II. O estigma, número 1, é a porção apical do gineceu.
III. O estilete, número 2, é a porção alongada que une o ovário ao estigma, número 1. IV. O estigma e o filete, número 1 e 2, são estruturas que formam o estame do gineceu. V. A antera, número 3, é uma dilatação na ponta do filete, número 4, onde são produzidos os grãos de pólen.
É correto o que se afirma em:
Questão 3 of 30
3. Question
3)Para que uma flor seja considerada hermafrodita (andrógena), é necessário que apresente pelo menos:
Questão 4 of 30
4. Question
4)Várias plantas possuem flores hermafroditas, ou seja, que apresentam os dois sexos. Em alguns desses casos, as estruturas femininas, os estigmas, estão posicionadas acima das estruturas masculinas, as anteras.
Este arranjo das partes reprodutoras está diretamente associado à seguinte vantagem:
Questão 5 of 30
5. Question
5) Uma das razões atribuídas ao grande sucesso evolutivo e ecológico das angiospermas é a utilização dos insetos como polinizadores. Neste processo, a planta sinaliza ao inseto a disponibilidade de um recurso energético ou nutritivo e, no processo de colheita deste recurso, o inseto leva o pólen de uma flor para a outra. Em relação a este processo, assinale a alternativa CORRETA.
Questão 6 of 30
6. Question
6)Uma das características das plantas, mais aproveitadas pelos seres humanos, são as características não reprodutivas das flores.
Consideram-se como características não reprodutivas e a sua respetiva função
Questão 7 of 30
7. Question
7) Três espécies de plantas apresentam flores com características diferentes:
I. Estames curtos e carpelos elevados.
II. Flores unissexuadas, ou seja, estames separados dos carpelos.
III. Flores hermafroditas e o carpelo não permite o desenvolvimento do pólen produzido nessa mesma flor.
As três espécies apresentam mecanismos reprodutivos que
Questão 8 of 30
8. Question
8) Flores desprovidas de pétalas coloridas, sem nectários com grande produção de grãos de pólen, os quais são pequenos e leves, caracterizam plantas com polinização do tipo:
Questão 9 of 30
9. Question
9) No desenvolvimento posterior à fecundação das angiospermas, o zigoto, o óvulo e o ovário dão origem, respetivamente, a
Questão 10 of 30
10. Question
10) Dada a seguinte frase:
“O fruto das angiospermas é constituído pelo _________ que se divide em _________, parte mais externa, ___________, parte comestível e ___________ parte mais interna.”
Marque a alternativa que indica os nomes que completam corretamente os espaços acima.
Questão 11 of 30
11. Question
11) Considerando a pera, a maçã e o caju, assinale a opção correta:
Questão 12 of 30
12. Question
12) O fruto seco que não se abre quando maduro é chamado:
Questão 13 of 30
13. Question
13)
Os frutos observados na figura são:
Questão 14 of 30
14. Question
14) Selecione o fruto formado sem que tenha ocorrido fecundação
Questão 15 of 30
15. Question
15) Os frutos não surgiram apenas para garantir a nossa alimentação; eles têm também um papel importante para a planta.
Analise as alternativas a seguir e marque aquela que apresenta a finalidade biológica desta estrutura:
Questão 16 of 30
16. Question
16) Assinale o fruto que se desenvolve a partir de uma inflorescência.
Questão 17 of 30
17. Question
17) Considere o desenvolvimento das seguintes estruturas:
I. Recetáculo floral
II. Ovário (sem a ocorrência de fecundação)
III. Ovário (com fecundação)
IV. Pedúnculo floral
O desenvolvimento destas estruturas resultará, respetivamente em:
Questão 18 of 30
18. Question
18)O pinhão, estrutura comestível produzida por pinheiros da espécie Pinuspinea, corresponde a que parte da planta?
Questão 19 of 30
19. Question
19)Considere as seguintes afirmações sobre as sementes:
I. O embrião é constituído de radícula, caulículo e cotilédones.
II. O endosperma é um tecido triploide que acumula substâncias de reserva e é formado pela fecundação de dois núcleos polares.
III. O tegumento é a “casca” que envolve o cotilédone.
IV. O cotilédone é a primeira folha e a sua função é absorver luz para a produção de glicose para nutrir o embrião.
Assinale a alternativa que apresenta as frases corretas
Questão 20 of 30
20. Question
20)Na semente de feijão aberta, desenhada a seguir, as setas I e II representam, respetivamente:
Questão 21 of 30
21. Question
21)O processo de dispersão de sementes é encontrado na maioria das espécies vegetais. Uma vantagem evolutiva decorrente deste processo é:
Questão 22 of 30
22. Question
22)Os frutos estão bem adaptados à sua forma de dispersão; os frutos carnudos, por exemplo, estão bem adaptados a:
Questão 23 of 30
23. Question
23)
Para que o processo representado na figura ocorra, são necessárias determinadas condições, exceto:
Questão 24 of 30
24. Question
24) A figura pretende apresentar as principais fases da reprodução de uma planta do grupo das angiospermas.
Qual das alternativas completa o esquema acima?
Questão 25 of 30
25. Question
25) Relativamente à Camomila (Matricaria chamomilla) assinale a opção correta.
Questão 26 of 30
26. Question
26) Relativamente à Alfazema (Lavandula angustifolia) assinale a opção correta.
Questão 27 of 30
27. Question
27) Relativamente ao zimbro (Juniperus communis) assinale a opção correta.
Questão 28 of 30
28. Question
28) Relativamente ao Pimento-de-caiena (Capsicum annuum) assinale a opção correta.
Questão 29 of 30
29. Question
29) Relativamente ao Castanheiro-da-índia (Aesculus hippocastanum) assinale a opção correta.
Questão 30 of 30
30. Question
30) Relativamente à Onagra (Oenothera biennis) assinale a opção correta.
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