0 of 28 Questões completed
Questions:
You have already completed the questionário before. Hence you can not start it again.
Questionário is loading…
You must sign in or sign up to start the questionário.
You must first complete the following:
0 of 28 Questões answered correctly
Your time:
Time has elapsed
You have reached 0 of 0 point(s), (0)
Earned Point(s): 0 of 0, (0)
0 Essay(s) Pending (Possible Point(s): 0)
Não tenho qualquer dificuldade em compreender qualquer tipo de enunciado oral, tanto face a face como através dos meios de comunicação, mesmo quando se fala depressa.
Não tenho qualquer dificuldade em compreender qualquer tipo de enunciado oral, tanto face a face como através dos meios de comunicação, mesmo quando se fala depressa.
Sou capaz de compreender artigos especializados e instruções técnicas longas, mesmo quando não se relacionam com a minha área de conhecimento.
Sou capaz de compreender artigos especializados e instruções técnicas longas, mesmo quando não se relacionam com a minha área de conhecimento.
Sou capaz de participar sem esforço em qualquer conversa ou discussão e mesmo utilizar expressões idiomáticas e coloquiais. Sou capaz de me exprimir fluentemente e de transmitir com precisão pequenas diferenças de sentido. Sempre que tenho um problema, sou capaz de voltar atrás, contornar a dificuldade e reformular, sem que tal seja notado
Sou capaz de participar sem esforço em qualquer conversa ou discussão e mesmo utilizar expressões idiomáticas e coloquiais. Sou capaz de me exprimir fluentemente e de transmitir com precisão pequenas diferenças de sentido. Sempre que tenho um problema, sou capaz de voltar atrás, contornar a dificuldade e reformular, sem que tal seja notado
Sou capaz de, sem dificuldade e fluentemente, fazer uma exposição oral ou desenvolver uma argumentação num estilo apropriado ao contexto e com uma estrutura lógica tal que ajude o meu interlocutor a identificar e a memorizar os aspectos mais importantes.
Sou capaz de escrever textos num estilo fluente e apropriado. Sou capaz de redigir de forma estruturada relatórios ou artigos.
Sou capaz de escrever textos num estilo fluente e apropriado. Sou capaz de redigir de forma estruturada relatórios ou artigos.
Maria, Judite e Helena são todas mães de filhas. Cada mãe tem valores que as guiaram para educar a sua filha. Agora, as filhas já crescidas rejeitam, cada uma delas, muitos dos valores das mães.
Texto A
Maria só encontra duas interpretações: se os valores dela estão correctos falhou como mãe em transmitir com sucesso esses valores. Fez tudo para que a filha tivesse os seus valores. Por outro lado, se são os valores da filha que estão correctos, todos os valores em que a Maria assentou a sua vida estão incorrectos. Se isto for verdade Maria pensa que não merece e não vai receber o respeito da filha. Se a verdade for o contrário Maria pensa que a filha é uma ingrata pois não soube ver toda a dedicação que a mãe lhe demonstrou, não soube estar atenta aos seus ensinamentos e valores por isso também não merece todo o respeito que ela gostaria de lhe dedicar.
This response will be reviewed and graded after submission.
Maria, Judite e Helena são todas mães de filhas. Cada mãe tem valores que as guiaram para educar a sua filha. Agora, as filhas já crescidas rejeitam, cada uma delas, muitos dos valores das mães.
TEXTO B
Judite acredita que os valores humanos mudam ao longo do tempo e os valores antigos começam a interagir com as circunstâncias do ambiente social.
As pessoas precisam de valores para poderem decidir como vão agir, mas ao agir de acordo com os seus valores mudam o mundo, e, por sua vez, o mundo modificado leva ao desenvolvimento de novos valores. Judite diz para ela própria:
“Em vez de pensar que estou errada ou que a minha filha está errada, eu posso tentar perceber o que posso aprender para o meu futuro dos valores da minha filha, fruto da experiência dela. Posso também ver como ela aprendeu sobre os meus valores e os transformou”.
This response will be reviewed and graded after submission.
Maria, Judite e Helena são todas mães de filhas. Cada mãe tem valores que as guiaram para educar a sua filha. Agora, as filhas já crescidas rejeitam, cada uma delas, muitos dos valores das mães.
Texto C
Helena acredita que os valores são totalmente arbitrários e irracionais. Todas as pessoas têm os seus próprios valores e vivem a vida de acordo com eles. Quem pode dizer que uns estão certos e os outros errados?
O mais importante é saber respeitar os outros mesmo que os outros tenham valores diferentes.
Helena respeita a filha independentemente das diferenças entre elas.
This response will be reviewed and graded after submission.
Numa sala estão quatro pessoas: duas mulheres, Alice e Carolina, e dois homens, António e Manuel. Uma é nutricionista, uma segunda osteopata, uma terceira naturopata e uma quarta especialista de Medicina Tradicional Chinesa. As quatro estão sentadas à volta de uma mesa quadrada, uma em cada face da mesa, da seguinte forma:
A nutricionista ao lado esquerdo da Alice
A naturopata em frente ao António
Carolina e Manuel lado a lado
Uma mulher ao lado da osteopata
Qual é a especialista de Medicina Tradicional Chinesa?
Grupo C – Questão 2 a)
Leia atentamente o texto que se segue e responda às questões apresentadas de acordo com o que leu.
“Conferencistas universitários que apresentam boas reputações entre os estudantes tendem a concentrar-se nos assuntos principais, no entanto apresentam uma trajectória de desenvolvimento cuidadosamente planificada e ao mesmo tempo flexível. Os seus métodos de ensino e aulas adaptam-se continuamente aos temas contemporâneos. As universidades estão hoje cheias de diferentes conferencistas, os quais apresentam os mais variados temas. Eles combinam assuntos actuais com as matérias dos cursos.”
a) Um bom conferencista deverá não diferenciar entre a trajectória de desenvolvimento dos estudantes e as exigências da aula.
“Conferencistas universitários que apresentam boas reputações entre os estudantes tendem a concentrar-se nos assuntos principais, no entanto apresentam uma trajectória de desenvolvimento cuidadosamente planificada e ao mesmo tempo flexível. Os seus métodos de ensino e aulas adaptam-se continuamente aos temas contemporâneos. As universidades estão hoje cheias de diferentes conferencistas, os quais apresentam os mais variados temas. Eles combinam assuntos actuais com as matérias dos cursos.”
b) Os temas em curso podem mudar totalmente devido à importância actual.
Leia atentamente o texto que se segue e responda às questões apresentadas de acordo com o que leu.
“Conferencistas universitários que apresentam boas reputações entre os estudantes tendem a concentrar-se nos assuntos principais, no entanto apresentam uma trajectória de desenvolvimento cuidadosamente planificada e ao mesmo tempo flexível. Os seus métodos de ensino e aulas adaptam-se continuamente aos temas contemporâneos. As universidades estão hoje cheias de diferentes conferencistas, os quais apresentam os mais variados temas. Eles combinam assuntos actuais com as matérias dos cursos.”
c) Os assuntos actuais são em geral mais importantes para os conferencistas das universidades do que os assuntos de exigências das aulas.
This response will be reviewed and graded after submission.
Órgão |
víscera |
Emoção |
---|---|---|
Coração |
|
Alegria |
|
Estômago |
|
|
|
Ira |
Rim |
|
Medo |
|
Intestino Grosso |
|
This response will be reviewed and graded after submission.
This response will be reviewed and graded after submission.
This response will be reviewed and graded after submission.
This response will be reviewed and graded after submission.
This response will be reviewed and graded after submission.
This response will be reviewed and graded after submission.
Sabedoria, Sinceridade, Humildade, Amizade, Compreensão, Segurança, Notoriedade, Rigor, Simplicidade, Respeito, Solidariedade, Compaixão, Consciência, Confiança, Honra, Ética, Cortesia, Responsabilidade, Ambição, Sacrifício pelo próximo, Honestidade, Discernimento, Desprendimento, Humor, Coerência, Paciência, Altruísmo, Tolerância, Flexibilidade, Generosidade, Auto-controlo, Simpatia